terça-feira, 13 de abril de 2010

Animais pequenos tem taxas metabólicas mais altas do que os animais grandes?

Animais pequenos tem taxas metabólicas mais altas do que os animais grandes?

O peso metabólico relaciona-se com a massa corporal e tem em conta crescimento alométrico do animal, correspondendo ao peso vivo elevado a 0,75.
As necessidades energéticas de um animal dependem muito mais do seu peso metabólico do que do seu peso vivo. O metabolismo basal é o equivalente ao calor produzido pelo organismo, que representa a energia por ele consumida. Quanto mais elevado for o metabolismo, maior vão ser as necessidades energéticas.
Num animal com um peso vivo (volume) superior, as células aumentam em número. No entanto, é pela área de superfície corporal que o calor por elas produzido é dissipado. Esta área aumenta ao quadrado da dimensão linear, enquanto o volume (peso vivo) aumenta ao cubo. Ou seja, a proporção área de superfície/volume diminui à medida que o tamanho do animal aumenta. Logo, o metabolismo não aumenta proporcionalmente ao volume do animal. Por exemplo: um bezerro de poucos dias de 35 kg pode apresentar um peso metabólico de 30; enquanto uma vaca de engorda de 400 kg um peso metabólico de apenas 94!
Assim, animais pequenos, apresentam uma maior proporção área de superfície/volume, sendo conseqüentemente submetidos a uma maior perda de energia (relativamente ao seu tamanho) que animais maiores. Extrapolando isto para um fato mais concreto, podemos verificar que as necessidades energéticas de 3 cães de 25 quilos são superiores à de um cão de 75kg. Pois, como a razão entre a área de superfície e o volume corporal diminui com o aumento do tamanho do animal, nos cães menores a soma da energia consumida pelos 3, vai ser superior à do cão de maior porte.
Para além da área de superfície, por onde o calor é dissipado, não aumentar tanto quanto o volume do animal, outra razão para o metabolismo de animais pequenos serem mais elevado é o fato de animais pequenos de terem também órgãos menores. Tal leva a que tudo necessite de ser otimizado de modo a satisfazer as suas necessidades energéticas (por exemplo: o seu sistema cardiovasculatório tem de ser acelerado para compensar o pequeno volume de sangue bombeado).

Resumo: Isso não é inteiramente verdade, mas normalmente animais de sangue quente menores possuem taxas metabólicas maiores. Em função do seu corpo menor, seus órgãos tb são menores, portanto tudo tem que ser otimizado. Seu sistema cardiorespiratório precisa ser acelerado pra compensar o pequeno volume de sangue que bombeado. Assim, todo o metabolismo trabalha nessas condições mais elevadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário