quinta-feira, 13 de junho de 2013

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E ATENDIMENTO AO CLIENTE;

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E ATENDIMENTO AO CLIENTE

Defina comunicação:
É o processo de troca de informação entre um emissor e um receptor. É a troca de entendimento.

Qual a importância da comunicação:
É através da comunicação que o individuo ou grupo interage com outros indivíduos ou grupos.

Quais os tipos de comunicação existentes:
Comunicação verbal e comunicação não verbal.

O que é comunicação verbal:
É a comunicação feita através da fala e da linguagem. A mensagem é constituída pela palavra, podendo ser classificada em oral e escrita.

Qual a diferença entre a comunicação oral e escrita:
Na comunicação escrita é utilizadas letras para se expressar, tais como cartas, relatórios, sms, memorandos, bilhetes, jornais, revistas, folhetos, flyers, etc. Na comunicação oral torna-se mais breve do que a comunicação escrita, tais como: telefone, rádio, televisão, interfone, e outros.

O que é comunicação não verbal:
É a comunicação que não há troca de palavras, podendo ser por expressões faciais, contato visual, gestos, postura e linguagem corporal. As roupas, e os estilos de cabelos também desempenham um papel significativo nesta categoria. Resumindo é tudo que se refere aos movimentos corporais, faciais e gestuais, ou seja, tudo que seu corpo e sua imagem dizem para o cliente no ato de atendimento.


Quais os elementos da comunicação e o que representam:

Emissor: É quem emite a mensagem

Receptor: É quem recebe a mensagem.

Mensagem: O que é transmitido, o conteúdo. É o conjunto das informações transmitidas.

Código: É o meio através do qual a mensagem é transmitida: Fala, escrita, gestos, imagens, movimentos, etc.

Canal: É o meio pelo qual a mensagem pode circular: Jornal, revista, folheto, internet, folder, etc.

Defina vícios de linguagem:
É o nome que se dá ao modo de falar ou escrever que não está de acordo com a norma culta da língua.

. Tipos de vício de vícios de linguagem:

a.       Ambiguidade: Gera duplicidade de sentido. O que confunde quem lê. É ocasionada pela pontuação incorreta ou pelo uso indevido de determinado termo.
Ex: A mãe estava falando com a menina de braços cruzados.
O sentido da oração acima é ambíguo está em “braços cruzados”, pois não temos a certeza de quem estava nesta posição: A menina ou a mãe?

b.      Eco: É a repetição de palavras próximas que possuem a mesma terminação.
Ex: Não faço questão da promoção, da qual já sabia de antemão.
A decisão da eleição não causou comoção na população.

c.       Cacofonia: Acontece quando a união de sílabas ou palavras produz um som desagradável.
Ex: A boca dela está suja de chocolate.
Eu amo ela.
Eu não queria amá-la, mas amei-a.
Tem culpa ele?
Ele tem fé demais.
Aqui não tem pão, mas lá tinha.

d.      Clichês: São chamados também de “chavões” e indicam uma linguagem mais próxima da coloquial.
Ex: Ela não dá ponto sem nó.
A gente dá um jeito.
Quem tem boca vai a Roma.
A voz do povo é a voz de Deus.
Deus tarda mais não falha.
Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és.
Quem canta seus males espanta.

e.      Abreviações: Não devem ser usadas em textos, somente em conversas informais, como redes sociais ou MSN.
Ex: Vou ligar no tel dele.
Vc falou cm ele hoje?

f.        Redundância ou Pleonasmo: Exposição excessiva de ideias que não necessitam de serem declaradas, uma vez que se trata de informações óbvias.
Ex: Em uma casa, o fogão fica na cozinha.
Em breve, mais cedo do que cogitamos, estaremos sofrendo as consequências de nossos atos.
Eles convivem juntos há mais de dez anos.
A brisa matinal da manhã  enchia-o de alegria.
Ele teve uma hemorragia de sangue.
Sentimos os sintomas.
Surpresa inesperada.
Criação nova.
Todos foram unanimes.
Detalhes minuciosos.

Amanhecer o dia

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